A interação entre vendedor e consumidor, atualmente, não se limita mais somente à venda. Outras etapas surgiram, como o pós-venda, a troca de informações e a conversão de um potencial cliente em um comprador efetivo.
Todo vendedor que queira crescer precisa focar suas estratégias na satisfação do consumidor e a melhor maneira de fazer isso é coletar o feedback do cliente para utilizá-lo em melhorias de seus processos.
Por isso, preparamos um post para explicar a importância do feedback, os benefícios dessa interação e as melhores maneiras de coletar as sugestões. Boa leitura!
Qual é a importância do feedback de clientes?
O feedback é, antes de tudo, uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento da performance, minimizando incertezas relacionadas às estratégias comerciais. Ele faz com que o vendedor tenha um contato direto com a percepção dos clientes sobre seus produtos, atendimento e jornada de compra. Com essas informações em mãos, será possível criar serviços cada vez mais personalizados e antenados com as necessidades dos consumidores.
Promove a fidelização
A coleta de feedbacks é capaz de promover a fidelização, desde que a empresa comprove que as sugestões mais frequentes foram acolhidas e colocadas em prática. A sensação de estar sendo ouvido e de que o vendedor está aberto a sugestões e melhorias são os fatores que garantem a retenção dos clientes.
Aumenta a satisfação dos clientes
Quando o vendedor tem um contato direto com a opinião dos clientes, ele cria uma relação de confiança e aumenta as chances de que aquele relacionamento se torne duradouro. A relação comercial melhora e, consequentemente, o nível de satisfação também.
Como coletar os feedbacks dos clientes? Aposte em conversas ao vivo!
Vendedores que atuam em loja física podem solicitar o feedback diretamente ao cliente. A vantagem dessa estratégia é que ela é mais informal e espontânea, já que ocorre em um bate papo ao vivo, com resposta imediata.
Após o recebimento do produto ou serviço
Outra forma clássica de receber o feedback é durante o pós-venda. Programe o contato para toda venda que fizer, estabelecendo um período razoável, como 3 ou 4 dias da confirmação do recebimento.
Essa interação pode ser feita por e-mail ou por WhatsApp, mas apenas utilize a segunda opção caso o cliente tenha deixado claro que ele pode ser contatado por ali.
O que fazer com o feedback dos clientes?
O feedback serve para promover mudanças e oferecer um atendimento cada vez mais personalizado. Afinal, quando as opiniões das pessoas são registradas, a tendência é que o negócio fique cada vez mais com a cara desses clientes.
Um vendedor que esteja fechando poucos negócios, por exemplo, pode descobrir o porquê de assuas abordagens não estarem sendo bem recebidas. Assim, é possível modificar o comportamento para conseguir resultados melhores, como um número maior de vendas complementares.
Isso porque o feedback não se limita aos produtos comercializados, mas também pode ser utilizado para analisar toda a experiência do consumidor. O vendedor deve coletar as respostas mais frequentes e agir de acordo.
Como pudemos ver neste artigo, o feedback do cliente é uma ferramenta valiosa para qualquer representante comercial. Afinal, nada melhor do que colher sugestões das pessoas que têm o contato direto com os vendedores.