Eis um grande debate entre os entusiastas automotivos. Devo descarbonizar o meu motor? Descarbonização química realmente funciona? Vamos tentar elucidar um pouco estas questões.
O que é um motor carbonizado?
Antes de passarmos diretamente para a solução, entenda melhor o que é um motor carbonizado. Ao longo do tempo, motores a gasolina e a diesel acumulam resíduos de fuligem em torno das válvulas de escape, cilindro e nos pistões. Isso acontece naturalmente mas pode ser agravado por uso de combustível de baixa qualidade, uso em situações extremas, queima inadequada de óleo e outros.
Os resíduos quando acumulados podem prejudicar o bom funcionamento do veículo, causando falhas na ignição, consumo excessivo de combustível e emissão exagerada de poluentes (fumaça preta pelo cano de escape).
Como é feita a descarbonização?
Existem basicamente dois tipos de descarbonização: a física e a química. Na descarbonização física, geralmente feita quando a coisa tá feia mesmo, o motor é desmontado e os resíduos de carbono são raspados e limpos com um banho químico. Esse procedimento mais extremo é recomendado apenas em casos severos de carbonização, visto que se feito de forma incorreta pode causar danos aos sensores do motor.
O segundo, e mais comum, pode ser feito como manutenção de rotina, é a descarbonização química. Neste caso, o descarbonizante (que também pode ser utilizado na descarbonização física), é misturado ao combustível enquanto o motor roda por algum tempo. Os resíduos de carbono se soltam e são expelidos pelo cano de escape, mantendo o motor limpo e prolongando sua vida útil.
Descarbonizante funciona mesmo?
Sim, funciona. É importante salientar que a melhor forma de utilizá-lo é a preventiva. Após os 50.000 Km rodados, colocar regularmente o descarbonizante em suas manutenções irá melhorar a saúde do motor e sua vida útil. Todavia, não há milagre, se o motor sofre de carbonização extrema, a limpeza física, mesmo com o uso do descarbonizante, é recomendada.