Aditivos para radiador é um tema extenso, dada a sua alta complexidade. Por isso, hoje falaremos sobre um ponto específico deste assunto: suas cores. Afinal, por que existem cores diferentes de aditivos? Podemos misturá-las? Qual delas é a ideal?
Neste artigo, responderemos essas questões detalhadamente para que você aprenda de vez sobre este assunto!
Para que servem os aditivos para radiador?
O aditivo para radiador é um produto que evita o congelamento e fervura do fluido de arrefecimento. O radiador é um dispositivo de troca de calor, ajudando a retirar o calor do líquido de arrefecimento, que circula dentro do motor, deixando o motor com uma temperatura de funcionamento ideal. Porém, a circulação de água dentro do motor ocasiona alguns inconvenientes. A própria água, pura e simples, não atende deforma correta essa função de resfriamento do motor. Em um circuito fechado, a circulação da água acarreta alguns problemas. Um deles é a corrosão. Além disso, o ponto de ebulição natural da água é outra preocupação, assim como em locais frios, pois a água pode simplesmente congelar, impedindo sua circulação. Então, os aditivos entram em cena para resolver estas questões.
Porque existem aditivos de várias cores?
Por muito tempo, acreditou-se que algumas cores diferenciavam não somente a qualidade como o tipo de ativo. Contudo, as diversas cores são apenas diferenciações comerciais, pois cada montadora adotava uma tonalidade para distinguir seus produtos dos de seus concorrentes. Na tabela abaixo, estão representadas as cores de aditivos de cada montadora:
Posso misturar aditivos de cores diferentes?
Não há problema em misturar as cores, desde que os aditivos sejam da mesma marca e tipo. Para demonstrar esta afirmação, comparamos dois rótulos de aditivos com cores diferentes, da mesma marca, para analisarmos sua composição:
Acima, temos dois aditivos de pronto uso da mesma marca: um na cor rosa e outro na cor verde. Por ambos terem os mesmos componentes químicos, não há problema em misturá-los. No entanto, deve-se evitar misturar aditivos de marcas distintas, uma vez que a composição química pode ser diferente entre um fabricante e outro e podem ocorrer reações que diminuam a eficiência do sistema de arrefecimento.
Qual cor de aditivo devo usar?
Agora que já sabemos que as cores dos aditivos são para fins totalmente comerciais e não influenciam na qualidade do produto, pode-se concluir que qualquer corpo de ser usada. Lembre-se: a cor de um aditivo não define a sua qualidade, e sim sua composição química.
Qual marca de aditivos é a ideal?
A marca mais adequada é aquela que atende às normas técnicas da ABNT e ASTM; são elas que garantem a qualidade do produto para que ele cumpra sua função de proteger adequadamente o radiador do automóvel. Para saber se o produto atende às normas, é simples: basta ver se no rótulo existem estes dois selos:
Os aditivos para radiador da Black Prime Brasil, por exemplo, obedecem a estas duas normas, oferecendo total eficácia e segurança para seus consumidores.